quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PROJETO EM MENDES RECUPERA ÁREAS DEGRADADAS

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente dá início a Recuperação de Voçorocas no Município de Mendes. As voçorocas são processos avançados da degradação dos solos. Na região elas são consideradas cicatrizes dos plantios de café (ciclo do café 1800 – 1930), mas também podem ser causadas pela retirada da floresta, queimadas, pisoteio do gado e priorização de monocultura, enfim do mau uso da terra.
Muitos já devem ter visto que em dias de chuva as estradas ficam cobertas de terra, em consequência dos deslizamentos. O objetivo do projeto é controlar esse tipo de erosão, melhorando a paisagem, reduzindo riscos de deslizamentos de terra e diminuindo o processo de assoreamento dos rios.
O diferencial do projeto é a utilização de resíduos de poda de árvores, jardins e praças, que são colocados no interior da Voçoroca. Uma das principais características dos solos degradados é a perda de matéria orgânica e esses resíduos repõem esse material perdido, possibilitando o crescimento de vegetais.
Inicialmente as voçorocas que estão sendo recuperadas situam-se entre a Pizzaria da Nona, no bairro Independência até a Estação Velha, mas a iniciativa será ampliada para outras áreas.
A recuperação de voçorocas, não é uma missão fácil, nem mesmo barata, mas utilizando materiais alternativos (bambu, pneus, restos de poda), o problema pode ser minimizado com baixo custo.
Vale ressaltar que a utilização desta prática inovadora, apresenta vantagens econômicas e ambientais, pois além de reaproveitar os restos de vegetais, reduz a disposição inadequada desses materiais no aterro, aumentando sua vida útil.