sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MENDES SE PREVINE CONTRA DESASTRES GEOLÓGICOS

Teve início nessa quarta-feira (19) o mapeamento de áreas de risco a escorregamento em Mendes, que está sendo realizado pelo Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústrias e Serviços com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).
A ação inicial foi a realização de uma Oficina Técnica com duração de um dia inteiro, onde técnicos do DRM e da Empresa contratada EnviroGeo apresentaram o objetivo da cartografia de risco à autoridades locais, bem como um prévio diagnóstico sobre o risco a escorregamento no Estado, que apontou um agravamento do quadro no último ano.
Estavam presentes o Secretário de Obras, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente e a Diretora de Meio Ambiente, respectivamente, Felipe Ramos, Celso de Oliveira e Renata Neves, bem como o Coordenador da Defesa Civil, Carlos Henrique.
Durante a oficina, os presentes foram convidados, um a um, a apontar no mapa do Google Earth as áreas onde já ocorreram deslizamentos, onde houve intervenção da Prefeitura (obras de contenção) e onde há ameaça. Num segundo momento, seguindo a metodologia do DRM, foram visitados os locais apontados na oficina, para registro fotográfico e levantamento de coordenadas geográficas,
Com esse levantamento prévio, os geólogos construirão o primeiro produto, com a identificação dos pontos de risco. Em breve a equipe técnica retornará para percorrer toda a cidade, por terra fazendo um estudo de cada caso e com uso de helicóptero para uma fotografia aérea da situação. Segundo a Geóloga do DRM, Ingrid Ferreira, o produto final desse mapeamento servirá como instrumento para elaboração de projetos, busca de recursos e ações municipais voltadas para as áreas apontadas.
As tragédias ocorridas em diversos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, sendo a maior e mais recente a ocorrida na região Serrana, trouxeram à tona a importância de um trabalho preventivo.
Todos (Poder Público e Comunidade) esperam que as tragédias ocorridas sejam um divisor de águas no enfrentamento desses problemas e que realmente seja construída uma cultura de prevenção.

Representantes do Município, do DRM e da EnvroGeo durante a oficina.

Imagem do Google Earth, utilizada durante a oficina.