quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CURSO DE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS EM MENDES

A Prefeitura Municipal de Mendes através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou em parceria com o INCAP (Instituto Nacional de Capacitação Profissional) e a Setrab (Secretaria Estadual do Trabalho) o curso de Reaproveitamento Integral de Alimentos do Projeto Planteq.
Participaram do curso as funcionárias do Setor de Varrição e outros participantes interessados pelo tema.
Além da parte prática, com receitas que fizeram sucesso e surpreendeu a todas como: “Carne de jaca”, “Doce de casca de maracujá”, “Maionese de mamão verde”, “Falsa torta de siri feita com repolho”, “Palmito da casca da mandioca”, entre outras, o curso teve parte teórica sobre boas práticas de fabricação, meio ambiente e cidadania.
O objetivo do curso foi capacitar essas profissionais para uma atividade que complemente a renda, além de incentivar o reaproveitamento de sobras, como cascas, talos e outros na alimentação, que além de barata, é nutritiva e saborosa.
A instrutora Maria Cristina - Extencionista Social da do Escritório Regional Centro-Sul da EMATER/RIO - revelou que a maioria das vitaminas está na casca, talos e folhas, e que por isso não podemos desperdiçar essas partes dos alimentos erroneamente chamadas de “restos”.
O curso foi complementado por noções de higiene, cuidados na manipulação de alimentos, doenças causadas pelo manuseio errado, cidadania, educação ambiental, além de palestra sobre a dengue e técnicas de implantação e manutenção de hortas domésticas.


A entrega dos certificados aos participantes do curso foi realizada no dia 13 de dezembro (segunda-feira), com a presença do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Celso de Oliveira e do Coordenador de Projetos Márcio de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário